terça-feira, 24 de março de 2015

Direito e Literatura, ou Relações Internacionais e Literatura...


A literatura apresenta uma narrativa sobre o Direito, e suas variadas implicações sociais, compondo uma interface riquíssima para ser explorada. É com isso que se justificam as pesquisas do Direito e Literatura.

É nessa linha que Lenio Streck afiança que O Direito contado a partir da Literatura possibilita "que se desenvolva um novo modo de pensar o direito e, sobretudo, de compreender os fenômenos sociais no interior das culturas jurídica e literária. Traz ao conhecimento do público obras que marcaram gerações, levantando questões e proporcionando debates sobre temas da atualidade que se relacionam com obras da literatura".  

Por conta disso, disponibilizo aqui algumas participações no Programa Direito e Literatura, projeto originalmente criado pelo Instituto de Hermenêutica Jurídica (IHJ), o programa é produzido e coordenado por André Karam Trindade, sendo transmitido pela Fundação Cultural Piratini (TVE/RS) e pela TV Justiça.

Alguns dos programas poderiam se chamar também Relações Internacionais e Literatura, como estes disponibilizados abaixo.

O programa que segue debatemos o livro "O Prisioneiro" de Érico Veríssimo, onde fica registrado o pensamento político pacifista do escritor, na linha do que já foi postado anteriormente, exibido em 18 de outubro de 2009.




Seguindo a trilha de Érico Veríssimo, abaixo o debate sobre a obra "O Senhor Embaixador", mediado pelo professor Lenio Streck e debatido com Sergius Gonzaga e Gustavo Vieira.



O programa abaixo debatemos a obra "Guerra e Paz" de Leon Tolstoi, exibido em 10 de abril de 2011.